Veja quais foram as maiores cooperativas agropecuárias do Brasil em faturamento no ano de 2023. Seis das dez maiores cooperativas possui a sede em um único estado e representam 69% do faturamento destas.
As cooperativas são um dos canais de distribuição mais utilizados para o escoamento de insumos agrícolas (sementes, fertilizantes e defensivos) no País, além de serem importante ponto de recebimento de grãos dos produtores.
Além da importância no escoamento de insumos, as cooperativas são importante ponto de apoio a produtores rurais, através de difusão de novas tecnologias, assistência técnica, prestação de serviços, financiamento agrícola, entre outros.
O crescimento do cooperativismo nos últimos anos é significativo: o faturamento das 1.185 cooperativas agropecuárias brasileiras teve alta de quase 20% de 2021 para 2022, alcançando um faturamento de R$ 429,9 bilhões, segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023.
De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, existiam em 2023, um total de 4.693 cooperativas no Brasil, sendo destas:
As cooperativas Agropecuárias possuem mais de 1 milhão de cooperados e representam uma força significativa na produção e comercialização de alimentos e matérias-primas.
As cooperativas permitem que os produtores se unam para enfrentar desafios, como acesso a insumos, tecnologia, financiamento e mercados. Ao trabalharem coletivamente, eles têm maior poder de negociação e capacidade de investimento, o que contribui para aumentar a produtividade e a competitividade do setor.
A ascensão das cooperativas agropecuárias no Brasil é evidente, conforme revelado pelas 10 maiores cooperativas em termos de faturamento em 2022. Essas organizações não apenas representam uma parcela significativa da economia agrícola do país, mas também desempenham um papel fundamental no apoio aos produtores rurais e no escoamento de insumos agrícolas.
Seja através da expansão territorial, do processo de industrialização ou das aquisições estratégicas, as cooperativas continuam a demonstrar sua resiliência e capacidade de adaptação às mudanças do mercado.
Com um foco crescente na sustentabilidade e no desenvolvimento de novas tecnologias, é evidente que as cooperativas agropecuárias estão firmemente estabelecidas como pilares do setor agrícola brasileiro, prontas para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro reserva.
Fonte: MundoCoop
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.