A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a resolução Cooperativas no desenvolvimento social, consagrando o ano de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Essa decisão reconhece o papel do nosso modelo de negócios no desenvolvimento econômico e social de várias comunidades, a inclusão de mulheres, pessoas com deficiência e povos indígenas, além da contribuição para erradicar a fome e a pobreza.
A resolução foi aprovada por unanimidade e, com ela, o cooperativismo terá ainda mais visibilidade para ser reconhecido como o caminho para a distribuição de renda, geração de empregos e aumento da prosperidade de pessoas no mundo todo. Por isso, Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, órgão máximo de representação do movimento no Brasil, celebrou com entusiasmo a decisão.
Na visão dele, esse reconhecimento é como um carimbo de aprovação nos propósitos e princípios defendidos pelo cooperativismo. "O foco do nosso movimento é tornar o mundo mais justo, próspero e com melhores oportunidades para todos. São fundamentos que atendem aos anseios da população mundial na atualidade e merecem ser conhecidos e reconhecidos", disse.
O título significa que a ONU irá incentivar seus 195 países-membros a fortalecer suas cooperativas. A ideia é impulsionar as ações de cooperação técnica, transferência de conhecimento e dar voz ativa para os representantes cooperativistas em decisões locais, regionais e globais. “Incentivamos todos os estados-membros a aproveitarem o ano como forma de aumentar a sensibilização para a contribuição das cooperativas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para o desenvolvimento social e econômico global”.
Segundo Andrew Allimadi, ponto focal da ONU para Cooperativas, 2025 será um ano cheio de trabalho marcado pela cooperação. "Espero que seja possível avançar em políticas públicas para o movimento no mundo todo".
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.