Com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a liderança feminina na Coamo, Credicoamo, Arcam e Via Sollus, foram lançados nos dias 18 e 19 de outubro de 2022 dois programas: o Ampliar e o Liderar. Após mais de um ano de desenvolvimento e aprendizado, foi realizada no dia 5 de dezembro de 2023, em Campo Mourão (PR), a formatura das duas primeiras turmas. O evento contou com a presença das diretorias da Coamo e da Credicoamo, de gestores e das 32 formandas do Ampliar e 26 do Liderar.
O programa Ampliar teve como objetivo de ampliar a visão das participantes quanto ao cooperativismo, os negócios da Coamo e competências essenciais, para que possam ser protagonistas de suas carreiras. O público-alvo foram mulheres em cargos e posições que não são de gestão ou liderança, com mais de dois anos de casa, com interesse e potencial de crescimento, comprometimento e alinhamento com a cultura da cooperativa. Quanto ao Liderar, voltado para mulheres em cargos de gestão – gerentes, coordenadoras e supervisoras, teve como foco fortalecer a liderança feminina, para que se tornem líderes de sucesso, alavancando o protagonismo na organização e em seu projeto de vida, inspirando outras mulheres a também traçarem a jornada pela liderança.
Ambos os cursos foram realizados pela Coamo em parceria com o Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), e contaram com o suporte do Instituto Euvaldo Lodi – IEL e Situational. Segundo a instrutora, Adriana Martello Valero, estes programas são inéditos e inovares. “A Coamo é pioneira tanto no Brasil quando no mundo, em realizar um programa de desenvolvimento exclusivo para mulheres, principalmente, o Liderar que foi todo customizado com base no desenvolvimento das competências e estímulo ao protagonismo feminino dentro e fora da organização.”
A designer Gráfico, Raquel Sumie Eishima, formanda do Ampliar revela que o curso deu bagagem e ferramentas para avaliar e traçar objetivos de desenvolvimento. “Acredito que o Ampliar proporcionou um olhar para dentro e para fora. A oportunidade de nos enxergarmos de maneira mais realista, com limitações, desafios, mas também muito potencial. Uma visão de nós mesmos como indivíduos, mas também da Coamo em seu todo. Sou grata a esta oportunidade, pelas pessoas que pude conhecer e com quem pude aprender tanto. Eu me sinto inspirada a seguir um percurso de desenvolvimento com mais autoconsciência e possibilidades”, ressalta.
Cada programa teve a sua oradora. Do Ampliar foi a analista de Controle da Qualidade, no Laboratório Industrial, Josiane Pereira dos Santos. Do Liderar foi a gerente da Agência da Credicoamo em Guarapuava (PR), Marina Frigeri, que em um trecho de seu discurso frisa, “Gente olha que responsabilidade a nossa quando soubemos que a Coamo foi pioneira nesse projeto, a primeira cooperativa a proporcionar um treinamento desse nível, exclusivo para liderança Feminina, e que nós fomos as escolhidas e fizemos parte disso. Faltam palavras para expressar tamanho orgulho.”
Segundo a coordenadora de Desenvolvimento de Gestores, Ana Cláudia Periçaro, que também se formou no Liderar, a Coamo acredita no poder de transformação de vida e carreira proporcionado pelo autoconhecimento, autoliderança, o reconhecimento e superação dos sabotadores internos, do domínio da comunicação assertiva e inteligência emocional. “Esses foram os principais pilares dos Programas Ampliar e Liderar. Proporcionamos as nossas mulheres as ferramentas fundamentais para que sigam na jornada de desenvolvimento e crescimento como pessoas, profissionais e líderes”
O gerente de Gestão de Pessoas da Coamo, Antonio César Marini reforça que os objetivos com os dois programas foram atingidos. “Para muitas empresas, formar lideranças femininas é uma realidade, mas para a Coamo o programa Liderar, foi de formar lideranças sem distinção de gênero, pois o que importa é a competência, a entrega e o alinhamento com os valores da Coamo, o que foi demonstrado pelas participantes. O programa ampliar, também atingiu seus objetivos, pois as participantes reconheceram que após o fim do programa, puderam conhecer com mais profundidade os negócios da cooperativa.”
Para o diretor Administrativo e Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel estes programas vêm ao encontro do novo conceito e propósito da gerência de Gestão de Pessoas, dentro da reestruturação organizacional. “Trabalhar para desenvolver as pessoas, reestudando, redimensionando e reescalonando, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos colaboradores. No sentido amplo Somos todos Coamo, a evolução acontece e precisamos transformar, estarmos preparados para realizar as ações no seu devido tempo e nestes programas o objetivo é desenvolver e fortalecer a atuação feminina na cooperativa", explica.
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.