As diretorias da Coamo e da Credicoamo receberam na terça-feira (12) a visita de uma comitiva da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), com representantes de 30 cooperativas vinculadas a Federação da Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro/RS), que representam mais de 80% do faturamento das cooperativas agropecuárias do Estado gaúcho.
Dentre os visitantes estavam presidentes, vice-presidentes, diretores e gerentes. Além do presidente da Fecoagro, o superintendente da Ocergs e o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Estes cooperativistas tiveram uma tarde de troca de experiência e assistiram apresentações dos presidentes Executivos da Coamo, Airton Galinari e da Credicoamo, Alcir José Goldoni.
Na oportunidade também foi assinado pela Ocepar, Ocergs, Fecoagro/RS e Coamo, um documento solicitando apoio do Ministério da Agricultura para a comercialização do trigo, como forma de minimizar as perdas que os triticultores estão tendo com a queda acentuada dos preços do cereal. A iniciativa reforça o pedido feito pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), no dia 23 de agosto, ao ministro Carlos Fávaro.
Segundo o presidente da Cotrijal Agroindustrial Cooperativa, Nei Cesar Manica, a visita foi muito produtiva. “É uma alegria para nossa delegação, termos sido recebidos pela Coamo. Já tive a oportunidade de estar várias vezes na Coamo e temos uma relação fraterna. Quero parabenizar a Coamo, mais uma vez, pela excelência que é a cooperativa. Ela nos inspira em todos os aspectos, tanto no profissionalismo como na visão estratégica. O Paraná está de parabéns, pois tem a maior cooperativa da América Latina.”
Quem também esteve na visita foi o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires. “Essa experiência foi muito proveitosa. Vemos na Coamo uma referência de cooperativismo e de produção não só no Brasil, quanto no mundo. A apresentação que recebemos foi excepcional. A Coamo trabalha de uma forma espetacular e ficamos todos encantados com a visita”, elogia.
Para o superintendente do Sistema Ocergs, Mario de Conto, essa jornada dos presidentes das cooperativas do Rio Grande do Sul é realizada anualmente e, neste ano, eles estão conhecendo o Paraná. “Tivemos um dia e meio de capacitação com nossos presidentes e a ideia foi conhecer as cooperativas do Paraná, e a Coamo foi a primeira que conhecemos. O objetivo é entender um pouco do modelo de negócios e do funcionamento da cooperativa que é uma referência nacional para todas as cooperativas. Estamos muito felizes de estar aqui e com a acolhida da diretoria.”
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.