A convite do Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), nove compradores internacionais oriundos da Bulgária, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, França, Peru, Índia, Polônia e Canadá vieram a Brasília, nos dias 16 e 17 de maio, com o objetivo de fazer negócios com 18 cooperativas brasileiras do ramo agropecuário. A expectativa de gerar mais de R$ 10 milhões em negócios para os próximos 12 meses como resultado dos encontros mostrou que as cooperativas nacionais estão prontas para conquistar o mundo – e essa é a aposta da ApexBrasil. Com o apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Agência promoveu uma ação internacional exclusiva e presencial para o setor pela primeira vez.
“O Exporta Mais Brasil é uma ação que a ApexBrasil desenvolveu a partir do último ano, em que a gente busca desenvolver outras vocações exportadoras, de outras regiões brasileiras, justamente pensando em promover o desenvolvimento regional e fazer com que outros tipos de empresas, de empreendimentos e de organizações produtivas participem do esforço exportador brasileiro”, disse a diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza, durante a solenidade de abertura da rodada que ocorreu na sede da ApexBrasil, na capital federal.
“Uma cooperativa não é uma empresa. A cooperativa é um jeito diferente de organizar a produção, é democrático, envolve muitas pessoas e é um jeito diferente de produzir’, afirmou o gerente de Agronegócio da Agência, Laudemir André Muller. “Por trás de cada produto tem uma família, tem um sonho, e a ApexBrasil está empenhada em estimular essa forma de desenvolvimento que beneficia muitos produtores rurais e tem como base a agricultura familiar”, reforçou.
Segundo o levantamento do Anuário Coop – Dados do Cooperativismo Brasileiro, em 2022 as cooperativas brasileiras exportaram um total de US$ 7,3 bi para o mundo todo. Esse número revela que 2,2% de tudo o que foi vendido pelo Brasil ao exterior foi exportado por essas coops e 6,8% dos embarques do agronegócio em 2022 foi feito por uma coop.
As cooperativas brasileiras são sinônimo de qualidade em produção e exportação, mas há muito mais para ser feito. Em um novo episódio do Papo Coop, a MundoCoop conversou com Pedro Neto, Analista da Gerência de Agronegócio da ApexBrasil e Gestor do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) da Agência com a OCB; Giorgia Mezacasa Forest – Supervisora de Exportação da Aurora e Susana Vieira, Responsável Técnica da Cooperativa COOPERAR. Em uma conversa exclusiva, eles falam sobre os desafios, oportunidades e a importância de buscar novos mercados para a atuação das cooperativas.
Fonte: Assessoria de imprensa ApexBrasil
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.