Educação Financeira desde cedo: o exemplo da Família Renczeczen na Credicoamo
Ensinar as crianças sobre economia e poupança é um passo essencial para um futuro financeiro mais consciente e seguro. Um grande exemplo dessa iniciativa vem do associado Antônio Osni Renczeczen que abriu conta para Depósito de Poupança Feliz para seus netos na Credicoamo de Pitanga-PR. Ele trouxe seus netos, Cristian de 5 anos, e Cristofer de 7 anos, até a Credicoamo para depositarem suas economias na Poupança Feliz. A atitude reflete um compromisso familiar com a educação financeira, incentivado também pelo pai das crianças, Cristiano Renczeczen.
Desde cedo, os meninos demonstraram interesse em guardar dinheiro. Começaram com um cofrinho comum e, ao receberem um cofrinho da Credicoamo, pediram para abrir uma conta na cooperativa. Com o apoio do avô e do pai, deram os primeiros passos no aprendizado financeiro. "O incentivo é passar uma educação para eles. Já passei para o meu filho, Cristiano, e agora para os meus netos. Queremos que eles aprendam a importância de poupar e administrar bem seus recursos, pois a cooperativa é o melhor sistema que existe", destaca o Sr. Antônio Osni, ou apenas Nei, como é conhecido na agência.
Para Nei, ensinar crianças a lidar com dinheiro desde cedo é essencial. "Trabalhar, produzir e poupar são fundamentais para conquistar segurança financeira. Se você não ensinar isso desde pequeno, fica muito mais difícil no futuro", reforça o associado.
Programa Futuro Coop – A Importância da Educação Financeira
O gerente da agência da Credicoamo em Pitanga, Fábio Júnior, reforça a relevância desse aprendizado: "Ensinar as crianças sobre economia e poupança é fundamental para o desenvolvimento de hábitos financeiros. Isso ajuda a criança entender o valor do dinheiro e a importância de economizar para alcançar objetivos e fazer boas escolhas na vida adulta." Segundo ele, modalidades como a Poupança Feliz que incentiva o ato de poupar, além de programas educativos como a distribuição de cofrinhos que resultam na educação financeira entre jovens e suas famílias, são iniciativas que incentivam esse processo desde a infância.
Outro grande destaque da Credicoamo nesse sentido é o Programa Futuro Coop Credicoamo, voltado para a formação financeira de filhos e netos de associados com idade entre 10 e 17 anos. "Esse programa possibilita que o jovem inicie sua vida financeira de forma responsável, aprendendo a administrar seu próprio dinheiro, além de desenvolver habilidades como planejamento e organização", explica Fábio. Esses jovens ao se tornarem associados na Credicoamo, passam a ter uma conta corrente para movimentação de seus recursos, guardar e investir suas economias, cartão de débito para compras e aplicativo para utilização digital como por exemplo os pagamentos por Pix.
Além disso, pais e avós podem acompanhar o crescimento financeiro dos filhos, fortalecendo valores cooperativistas e promovendo um senso de comunidade e responsabilidade social.
Um Exemplo para Todos
Casos como o de Nei e sua família demonstram na prática como a educação financeira pode impactar positivamente a vida das pessoas. Iniciativas como a Poupança Feliz e o Futuro Coop Credicoamo permitem que crianças e jovens aprendam a administrar dinheiro de forma consciente, garantindo um futuro mais próspero para as próximas gerações.
Na Credicoamo, acreditamos que investir no futuro é investir também em educação financeira. Seja através de programas ou do exemplo de famílias como a de Nei, nosso compromisso é fortalecer a consciência financeira e a cultura do cooperativismo, preparando cada vez mais pessoas para um futuro econômico estável e promissor.
Confira a Entrevista na Íntegra
Quer saber mais sobre essa história inspiradora, confira a entrevista completa com o associado Antônio Osni Renczeczen e o gerente Fábio Júnior de Souza:
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.