A Coamo iniciou em abril o curso “Mulheres que Semeiam” e seu encerramento aconteceu no dia 13 de julho em Campo Mourão reunindo as formandas no evento com a presença das diretorias da Coamo e da Credicoamo, O programa possibilitou as mais de 30 participantes, troca de experiências e o despertar do sentimento de pertencimento à cooperativa e a preparação para a gestão rural.
No total foram quatro módulos de quatro horas, com encontros mensais. “Em cada módulo abordamos um assunto diferente. No primeiro módulo os temas foram autoconhecimento e gestão de tempo, e sucessão familiar; no segundo, o planejamento e processos, sucessão e governança; no terceiro, a liderança e gestão de pessoas, e comunicação e no último módulo, uma apresentação da Coamo com os temas cooperativismo, formação de preços, direito ambiental, ESG, classificação e recebimento de grãos, e uma palestra de encerramento”, explica a professora do curso, Mariely Biff, consultora em Sucessão Familiar. Ela trabalha com sucessão há mais de 11 anos e diz que as mulheres estão cada vez mais inseridas no agro e atuantes, com vontade de aprender muito. “É muito bom ver este interesse das mulheres, justamente porque elas são sedentas de conhecimento e fazem parte do sucesso do cooperativismo e do agronegócio.”
Para o engenheiro agrônomo e assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, o curso “Mulheres que semeiam” faz parte do programa “Coamo + Mulher” nas atividades do cooperativismo da Coamo. “O propósito é desenvolver, integrar e capacitar as participantes na gestão e na produção das atividades da propriedade. Apresentar conteúdos aplicáveis, além de promover integração entre as cooperadas e a partilha das experiências, colaborando para fortalecer o relacionamento entre elas e a cooperativa.”
A esposa de cooperado, Elaine Pereira dos Santos, diz que o curso abriu seus horizontes. “Após participar, percebi que muitas coisas que eu pensava não ser capaz, eu sou sim. Foi um momento de autoconhecimento, descoberta e muito conhecimento.”
Após a entrega dos certificados às formandas, o presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini saudou as participantes e destacou a importância delas para o sucesso das cooperativas. “Parabéns as mulheres desta primeira turma, é muito bom ver essa presença feminina atuante no nosso cooperativismo. Hoje já são 1.600 mulheres cooperadas na Coamo e na Credicoamo, e o nosso papel é esse, o de treinar os cooperados para as boas práticas de gestão e de sucessão na propriedade”, considera Gallassini.
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.