Uma das essências da filosofia cooperativista é o trabalho em conjunto, não apenas com a sociedade, mas agregando em seus projetos, os conhecimentos e as iniciativas de outras cooperativas, empresas e startups.
Esse trabalho coletivo, por meio das parcerias, que vem crescendo cada vez mais dentro das cooperativas, é conhecido como intercooperação. Além dele fortalecer os negócios, impulsionam as inovações dentro das organizações e solucionam os problemas atuais.
Alguns dos benefícios da intercooperação que envolvem as inovações digitais são as mudanças nas lógicas econômicas canalizadas pela tecnologia e inteligência artificial, ampliando as suas áreas de atuação e aprimorando os relacionamentos com os clientes e cooperados.
As vantagens vão desde a possibilidade de ganhos de escala, nova forma de realizar negócios, ampliação na divulgação de seus produtos e serviços, redução na competitividade entre as cooperativas, entre outros.
Os especialistas garantem, as cooperativas, que trazem para o seu dia a dia os princípios do trabalho em parceria, despertam em seus cooperados, associados e funcionários a mentalidade da colaboração em torno de um bem em comum. No entanto, para isso é importante propiciar um ambiente receptivo ao novo.
No caso das cooperativas, isso não tem sido um problema, já que carregam em seu cerne o trabalho colaborativo. Quando pessoas envolvidas em pensar e agir diferente se unem, isso facilita a condução e os processos de criatividade coletiva.
Guilherme Souza Costa, Gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB
Guilherme Souza Costa, Gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, destaca os formatos de inovação aberta e intercooperação, como os melhores impulsionadores dos negócios das cooperativas.
A inovação aberta envolve a articulação de diversos atores e demanda uma estrutura específica para viabilizar o teste de novas soluções para os desafios das cooperativas.
“Ela é um modelo de colaboração em que a organização busca no mercado parceiros para integrar ao negócio e acelerar processos de inovação. Um grande benefício da inovação aberta é a colaboração com especialistas para o desenvolvimento de projetos que normalmente não são dominados pela cooperativa”, indica Souza.
Já a intercooperação, segue um dos sete princípios do cooperativismo, e permite uma maior colaboração entre as cooperativas. “Dessa forma, elas compartilham competências e otimizam o uso de seus recursos, garantindo mais resultado e maior competitividade”, indica Guilherme. O especialista explica que as parcerias potencializam a disseminação de iniciativas inovadoras em todos os campos, desde unindo forças, recursos tecnológicos, base de cooperados, clientes até o impacto e a viabilidade de novos projetos.
O processo envolve as organizações de várias maneiras, como por exemplo, trazendo transformações digitais, virtuais e modernizações econômicas para as cooperativas. Um dos pontos principais desse processo é adotar diversas estratégias para identificar e estabelecer boas parcerias.
Algumas delas são fazer uma avaliação de reputação, realizar pesquisas de mercado para coletar referências e executar feedbacks do setor. Além disso, análises financeiras e legais são essenciais para assegurar a ausência de problemas que possam afetar a parceria.
Quanto ao alinhamento de objetivos, é importante que os canais de comunicação estejam bem estabelecidos e as estratégias futuras, claramente definidas e planejadas.
“Na estruturação das formalidades, é importante que contratos e acordos sejam detalhados, garantindo a proteção da propriedade intelectual e o entendimento mútuo dos termos. Incluir mecanismos de resolução de disputas nos contratos é fundamental para gerenciar possíveis desentendimentos. Outro ponto a ser observado é a relação ganha-ganha, sempre conduzindo a negociação para o benefício mútuo entre as partes”, lembra o Gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB.
Fonte: mundocoop.com.br
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.