Segurança Credicoamo

Clique Consciente - Juntos Por Mais Segurança Digtal

Campanha de Prevenção a Fraudes e Segurança Cibernética

 

Os golpes financeiros estão se tornando cada vez mais frequentes no Brasil. Por isso, as cooperativas de crédito se uniram para sensibilizar seus associados sobre a importância das ações preventivas.

 Você sabia que o Brasil registra uma tentativa de golpe a cada 3,2 segundos, e a maioria está relacionada a instituições financeiras? É necessário cooperar para prevenir e combater.

Uma pesquisa do Serasa Experian apontou que, no final de 2023, foram contabilizadas 837.419 tentativas de fraude contra consumidores e empresas no Brasil.

A falta de conhecimento sobre as técnicas de golpe e o alto interesse em adquirir dinheiro fácil e rapidamente, ou aproveitar ofertas tentadoras, facilitam o trabalho dos fraudadores. Por isso, é necessário educar a população, tratando de assuntos como tecnologia, cuidados on-line e até mesmo educação financeira.

Pensando nisso e mostrando uma preocupação e um interesse com os cooperados, as cooperativas de crédito se uniram na campanha Clique Consciente.

 

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE GOLPES E FRAUDES?

A fraude envolve informações roubadas, como números de cartões de crédito ou dados de contas bancárias. Neste caso, não há participação direta da vítima.

Já nos golpes as vítimas são enganadas e revelam dados pessoais, através de um link falso, por exemplo. Podem acreditar em ofertas super vantajosas e pagar por um produto ou serviço que nunca irão receber. 

 

RECEBEU UMA LIGAÇÃO DE ALGUÉM SE PASSANDO POR UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA? ATENÇÃO!

Imagine esta situação: você recebe uma ligação, whatsapp ou sms informando que há um problema com sua conta ou cartão, ou alertando que uma transação suspeita foi identificada.

Esse contato “confirma” alguns dados, o que faz você acreditar que tudo é real, gera preocupação e te induz a fornecer sua senha, códigos de senha e até efetuar operações em sua conta. Esse golpe é chamado de falsa central.

Para não cair, é importante saber:

  • Instituições financeiras nunca pedem informações, como senhas, códigos de segurança ou solicitam a instalação de algo no celular.
  • Quando algo suspeito acontecer, verifique com os canais oficiais, como chat no aplicativo ou e-mail.
  • Se for ligar para a central de atendimento, espere 5 minutos. Os golpistas podem prender ligações por até 5 minutos depois que te ligam.

Tenha cliques mais conscientes, não clique em links cuja a origem é suspeito.

 

GOLPES COMUNS NO WHATSAPP

Você já viu aquele golpe em que o criminoso usa fotos de alguém para pedir dinheiro por WhatsApp, né?

Mas sabe dos outros golpes que estão acontecendo nesse app? 

 Os criminosos podem te fazer acreditar que são do governo, que você tem direito a um auxílio e pegam seus dados por meio de um cadastro fake.

 Existem mensagens com pesquisas promocionais e ofertas tentadoras com links para sites falsos. Ou oferecem um falso emprego com muitas vantagens. Após a oferta, pode ser solicitado algum pagamento para confirmar a vaga, ou preenchimento de ficha de contratação através de link para um site malicioso.

São muitos, né? Então não aja por impulso, não clique em links de números desconhecidos e sempre desconfie de propostas vantajosas! Bloqueei esses números e denuncie pelo próprio aplicativo.

 

JÁ PENSOU SE AS SUAS SENHAS FOREM DESCOBERTAS?

Tem um jeito de evitar acessos indesejados: ter uma segunda proteção.

Essa é a autenticação de dois fatores!  Com a autenticação de dois fatores, o usuário precisa fornecer uma segunda informação, após login e senha, para ter acesso à conta e aos dados. 

Boa parte dos aplicativos já oferecem essa segurança a mais. Além disso, existem ferramentas, como o Google Authenticador, que geram códigos de verificação de duas etapas. 

 

É GOLPE OU INVESTIMENTO? 

Veja 5 dicas como reconhecer: 

  • Verifique o registro da instituição financeira;
  • Desconfie das promessas exageradas;
  • Pesquise a reputação da empresa em sites e fóruns; 
  • Solicite informações por escrito; 
  • Fuja de pressões para investir rapidamente;

Os golpes de investimento são uma ameaça para muitas pessoas desavisadas. Táticas com retornos atrativos sem que haja a intenção de cumprir enganam muita gente.

Então já sabe: vai investir? Fique atento, siga nossas dicas e analise bem o investimento. 

 

 

Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.