Atividade esteve voltada a alunos do técnico em agronegócio e trouxe como tema o crédito rural
A Escola Estadual Anibal Khury, do município de Iretama (PR), recebeu a Credicoamo, na sexta-feira (9), para uma palestra.
Os alunos do ensino médio - do regular e do curso técnico em agronegócio - estão estudando educação financeira e iniciando uma parte voltada ao crédito rural. Cerca de 80 estudantes acompanharam a explanação do gerente de financiamentos e captações da Credicoamo, Marcos Augusto Zufa, o qual destacou ser gratificante poder levar o assunto aos jovens. “A gente vai conseguir contribuir um pouco com a formação desses alunos”.
O professor Bryan Ingracio, responsável pelo convite, comentou que o conhecimento prático da Credicoamo faz toda a diferença. “Agrega muito para a educação e formação deles, a maioria, são filhos de associados, filhos de produtores rurais”.
O crédito rural
É o financiamento destinado ao segmento rural. Os produtores rurais utilizam os recursos de diversas maneiras na sua propriedade. Por exemplo, podem investir em novos equipamentos e instalações ou custear insumos para o cultivo das lavouras.
Os recursos disponibilizados são pré-estabelecidos pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) e as condições e finalidades estipuladas no Manual de Crédito Rural (MCR).
Para disponibilizar o crédito rural, o governo lança anualmente o Plano Agrícola e Pecuário (PAP), conhecido como “plano safra”. Institui as medidas de incentivo oferecidas pelo governo e o direcionamento dos recursos disponibilizados para os produtores e cooperativas.
As finalidades do crédito rural são: crédito de custeio, crédito de investimento, crédito de comercialização e crédito de industrialização.
Os principais benefícios do crédito rural são:
- Taxas de juros reduzidas: Os percentuais cobrados são menores e ainda podem ser reduzidos de acordo com a modalidade de crédito escolhida.
- Modalidades adequadas para cada finalidade: Os recursos são voltados para cada tipo de atividade — por exemplo, custeio ou investimento rural.
- Prazos de pagamento facilitados: Os períodos podem variar conforme o tipo de financiamento. Custeio por exemplo, costuma ser entre um e dois anos. Existem, ainda, os financiamentos do BNDES, que podem ter um prazo de pagamento de até 10 anos. Nas linhas da Safra, como Programas para Armazenamento e Programas Sustentáveis (exemplo, baixa emissão de carbono), esse prazo pode chegar a 12 anos.
Programas rurais existentes: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF); Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (PRONAMP); e DEMAIS PRODUTORES, sem vínculo a programa específico (não se enquadram nos programas PRONAF e PRONAMP).
Confira aqui o vídeo do momento
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.