Credicoamo trabalha para proteger informações dos associados com as melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado
Ter segurança no ambiente digital é sinônimo de tranquilidade. As novas formas de comércio eletrônico, que provocam aumento na disponibilidade de dados, somadas a um bombardeio de informações diárias através de diversos canais, muitas vezes apresentando vantagens tentadoras, criam um cenário de insegurança e a possibilidade de golpes. Dados de 2024 da Federação Brasileira de Bancos apontam que 8 em cada 10 transações bancárias no Brasil são feitas em canais digitais, o que impõe cuidado, de forma a garantir que a segurança sempre seja o alicerce.
Esse cuidado, inserido na missão da Credicoamo, começa na estrutura de Tecnologia da Informação, para propiciar ao associado um ambiente digital seguro, à altura da confiança depositada na cooperativa. Keyne Paiva, gerente de TI, comenta que a segurança cibernética é um dos pilares da Credicoamo e exige investimentos em atualizações e modernização. “Trabalhamos constantemente para proteger as informações dos nossos associados com as melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado”. Há uma equipe dedicada à cibersegurança, monitorando sistemas 24 horas por dia, além de investir em soluções modernas como criptografia de dados, autenticação multifator e análise de riscos. “Também promovemos ações educativas para que todos, funcionários e associados, estejam atentos a possíveis ameaças”.
Recentemente, Keyne conduziu treinamento aos funcionários com o módulo Gerência de TI, dentro do Programa de Desenvolvimento de Talentos da Credicoamo (PDT). Na percepção de um dos participantes, o módulo vai ao encontro dessa prioridade. “Um dos temas que mais me chama a atenção é a segurança digital que a Credicoamo tem, protegendo ao máximo o recurso do associado. Sempre recebemos elogios de que nossa cooperativa cuida muito bem e protege os recursos dos associados como nenhuma outra cooperativa ou banco. É satisfatório trabalhar em uma empresa com essa seriedade”.
Falando em seriedade, o tema risco é tratado desta forma pela Credicoamo. Para Elton Alexandre Scramocin, diretor financeiro e de riscos, “isso significa proteger os associados, o patrimônio e garantir a continuidade das nossas operações e da cooperativa. Isso vai desde prevenir fraudes financeiras, até gerenciar riscos de crédito, mercado, social, ambiental, climático, operacionais e regulatórios”. O diretor explica que a Credicoamo tem uma estrutura dedicada a isso, com ferramentas, análises e processos que ajudam na tomada de decisões responsáveis e mais seguras. “Buscamos sempre transformar esse cuidado em confiança para nossos associados, parceiros e funcionários. Pois trabalhar com risco não é evitar o futuro, é estar preparado para ele”.
Investimento em segurança
Alcir José Goldoni, presidente executivo da Credicoamo, relata que anualmente o orçamento de investimentos recebe uma atenção especial para atender as demandas que elevam o padrão de confiança dos associados. Esses investimentos são apresentados e submetidos à aprovação da Assembleia Geral de associados.
José Luiz Conrado, diretor de crédito e governança, informa que a Credicoamo investe constantemente na segurança de seus processos, com ênfase na experiência do associado. Ele alerta que o associado da cooperativa ou o cliente das demais instituições financeiras é o elo mais vulnerável quando se trata de golpes e fraudes digitais.
A Credicoamo trabalha de forma preventiva bem como reativa. Atua preventivamente ao enviar mensagens e notificações de alerta aos seus mais de 29 mil associados, como também, estabelece processos de bloqueio de transações suspeitas ou com indicativo de possível golpe. “Este conjunto de ações coloca a Credicoamo em destaque no que diz respeito à segurança implementada e às ações de identificação e, quando possível, no bloqueio e repatriamento de recursos de golpes, quando ocorrem”, explica Conrado.
A cooperativa participa de campanhas nacionais como “Tem Cara de Golpe”, promovida pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), e #cliqueConsciente, promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Orientações para o associado
Esta é a pauta principal da Credicoamo na Revista Coamo edição de maio. Confira aqui
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do nosso website. Você pode consultar nossa Política Privacidade clicando AQUI.